Juventude Social Democrata Caldas das Taipas


Jovens têm mais hipóteses de acidentes de trabalho!


Os jovens europeus, quando comparados com trabalhadores experientes, têm mais 50% de probabilidades de sofrerem lesões no local de emprego, anunciou o Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde e no Trabalho. Os dados são referentes a jovens com idades entre os 18 e os 24 anos.

Em Portugal, de acordo com a informação divulgada pelo ISHST, "a construção civil e as indústrias transformadoras, em particular a indústria metalúrgica, são os sectores com maior índice de sinistralidade jovem".

Para a Juventude Social Democrata de Caldas das Taipas a forma de diminuírem os índices de sinistralidade laboral é necessário criar, desde criança, uma cultura de gestos seguros sublinhando a necessidade de contrariar uma certa cultura de precariedade que afecta as relações do trabalho que é inimiga da segurança e saúde no trabalho e do bem-estar das pessoas.

As entidades empregadoras têm uma especial responsabilidade no que diz respeito às condições de trabalho e lamentamos que a higiene e segurança no trabalho seja ainda uma área menor mas na verdade e fundamental ao desenvolvimento do nosso país.Um ambiente e uma organização de trabalho sãos e seguros propiciam maior competitividade, produtividade e são contributos de desempenho para a economia e para as empresas.

A segurança e saúde no trabalho devem ser encarados pelos empresários como um investimento que permite a poupança de milhares de euros em dias de baixa às empresas e que constitui uma maior motivação e estímulo para os trabalhadores.

Desde o inicio do ano já morreram 130 pessoas em acidentes de trabalho em Portugal contra os 169 registados em 2005 (dados da inspecção geral do trabalho).

Comissão Politica da JSD Caldas das Taipas

0 Responses to “Jovens têm mais hipóteses de acidentes de trabalho!”

Enviar um comentário


Web This Blog

Latest

Archives

Links




© 2006 Juventude Social Democrata Caldas das Taipas |