Juventude Social Democrata Caldas das Taipas


XXI Congresso JSD Nacional (Coimbra)


Watch live video from helpdeskjsd on Justin.tv
Realizou-se no passado fim-de-semana o XXIº Congresso da JSD, em Coimbra. Para além de electivo, também foi palco da Revisão Estatutária da JSD. Na abertura do Congresso, discursaram para além do Presidente da JSD Pedro Rodrigues, o Secretário-Geral do PSD, Miguel Relvas, e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação. O Secretário-Geral do PSD lembrou que “sempre que o PSD conseguiu chegar aos jovens, o PSD teve sucesso, ganhou as eleições”, dando o exemplo do papel da JSD na primeira maioria absoluta de Cavaco Silva, em 1987, em que “foi o motor mobilizador, o motor de arranque para a grande vitória”, sustentou.

A JSD Caldas das Taipas esteve presente com a sua maior delegação de sempre composta por 4 elementos.

A liderança da JSD foi disputada entre dois candidatos: Duarte Marques (Lista A), à data vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD, e Carlos Reis (Lista B), Presidente da Comissão Política Distrital de Braga. Ganhou por 62% - 370 votos - Duarte Marques para a Comissão Política Nacional da JSD, tendo Carlos Reis obtido 38% - 220 votos. Para a Mesa do Congresso foi eleito Hugo Soares como Presidente. Para a Jurisdição Ricardo Sousa foi eleito presidente, tendo os resultados (385 Lista A-217 Lista B) resultado na eleição de 5 membros da Lista A e 2 da Lista B. Para o Conselho Nacional a Lista A, encabeçada por Joana Barata Lopes obteve 35 mandatos e a Lista B, encabeçada por Rómulo Coelho, obteve 20 mandatos.

No que diz respeito à Revisão Estatutária da JSD, a proposta apresentada que tinha sido aprovada no Conselho Nacional da JSD obteve a concordância da larga maioria dos congressistas, tendo por isso sido aprovada.

No domingo, já depois de apurados os resultados eleitorais realizou-se a cerimónia de encerramento que contou com a presença do Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho. Duarte Marques, na sua intervenção destacou algumas das suas prioridades para o mandato que agora começa: o desemprego jovem é a bandeira fracturante que carece de primordial atenção na apresentação de propostas para o principal problema dos jovens. A Educação virada para a aquisição de competências em vez dos números estatísticos, de qualidade e de exigência em vez da cosmética dos números e do facilitismo, foram tónicas dominantes no discurso do recém-eleito Presidente da JSD, que tem como mote para o seu mandato o resgate do futuro desta geração. Lançou o desafio aos deputados do PSD, bem como ao Presidente do PSD, de apresentar uma proposta na Assembleia da República, através dos deputados da JSD, para que 2% do financiamento público dos partidos políticos seja necessariamente alocado à formação política dos seus quadros. Em seguida, o Presidente do PSD manifestou total abertura em fazer desta também uma bandeira do PSD, e destacou a autonomia e a qualidade da intervenção da JSD.

0 Responses to “XXI Congresso JSD Nacional (Coimbra)”

Enviar um comentário


Web This Blog

Latest

Archives

Links




© 2006 Juventude Social Democrata Caldas das Taipas |