Juventude Social Democrata Caldas das Taipas


Critérios na Distribuição de Verbas no Concelho


A Juventude Social Democrata de Caldas das Taipas mostra-se preocupada com os critérios de distribuição de verbas da Câmara Municipal de Guimarães para as freguesias do nosso concelho.

Depois de pesquisar e analisar os dados constatamos que as Caldas das Taipas estão em 17º na atribuição de verbas com cerca de 8.700 euros por ano para obras na freguesia, esta lista é liderada por um conjunto de freguesias entre as quais Creixomil com 14.490 euros por ano, seguida de Azurém com mais de 14.000 euros, mas o mais caricato é verificar freguesias como Gonça com cerca de 938 eleitores que recebendo aproximadamente 9.000 euros por ano, Atães com cerca de 1383 eleitores com uma verba atribuída superior á da nossa vila, bem como Urgezes, Serzedelo, Selho S. Jorge, Lordelo, Costa entre outras.

Se formos pelos critérios das Vilas do concelho, aí a situação piora consideravelmente, sendo as Caldas das Taipas a vila do concelho que menos recebe da Câmara Municipal aparecendo, Selho S. Jorge com 13.216 euros por ano, seguindo-se Moreira de Cónegos com 13.157 euros por ano, Lordelo com 11.953 euros por ano, Ponte com 11.270 euros por ano, Serzedelo com 10.381 euros por ano, Brito com 10.303 euros por ano.

Se analisarmos os critérios por número de eleitores então a situação fica à beira do desespero sendo as Caldas das Taipas a terceira freguesia do concelho com cerca de 4850 eleitores, só é ultrapassada apenas por Azurém com 7.147 eleitores e Creixomil com cerca 6.807 eleitores, na quarta posição, Moreira de Cónegos com cerca de 4.687 eleitores logo seguido Selho S. Jorge com 4.424 eleitores.

Podemos ir ainda mais longe, ao verificarmos as freguesias do concelho que recebem praticamente a mesma verba das Taipas são: Polvoreira com 3813 eleitores, Mesão Frio com 4003 eleitores, Sande S. Clemente com 1722 eleitores e Sande S Martinho com cerca 2880 eleitores, esta ultima recebendo apenas 1000 euros a menos que a nossa vila.

Para tentar entender estes critérios, fizemos a tabela com as freguesias com mais edifícios construídos no concelho mesmo assim encontramos freguesias com menos edifícios mas recebem mais que as Caldas das Taipas como é o caso da freguesia da Costa, Fermentões, Gonça, Atães entre outras.

Pensamos nós, que talvez tivesse a ver com a área da freguesia, eis o nosso espanto quando encontramos por exemplo Azurém e Creixomil com áreas muito próximas às áreas da nossa vila em termos de número que acabam por receber mais da Câmara Municipal de Guimarães, também podemos ir por número de associações existentes nas freguesias e mais uma vez as Caldas das Taipas esta entre as primeiras, mas afinal quais são os critérios e as prioridades?

Confirmada que está a nossa vila um dos principais pólos urbanos do concelho e ser a 17º freguesia a nível de investimento da Câmara Municipal e de todas as vila a que vê a menor verba atribuída no concelho, recebendo menos que freguesias com um numero menor de eleitores, sendo atribuída praticamente a mesma verba quer nas Caldas das Taipas quer como por exemplo em Sande S. Clemente pensamos assim ser muito difícil entender estes critérios, Discriminação? Falta de actualização? Talvez…. Contra factos não há argumentos válidos.

A Câmara Municipal de Guimarães recebe cerca de 95 milhões de euros por ano e em cada 10euros, 9euros são gastos na cidade ficado apenas 1euro a dividir pelas restantes freguesias.

Seria coerente o Partido Socialista vimaranense interpretar as derrotas eleitorais como sinal de descontentamento face ás injustiças e desigualdades, ficando motivado para o investimento nessas mesmas freguesias para a obtenção da satisfação da população, para alterar maus resultados no futuro.

As vilas do concelho têm de funcionar como centros complementares à centralidade da cidade, entende a JSD de Caldas das Taipas que não é possível suportar esta política de arrasto e anti-descentralização.

Comissão Politica da Juventude Social Democrata de Caldas das Taipas

0 Responses to “Critérios na Distribuição de Verbas no Concelho”

Enviar um comentário


Web This Blog

Latest

Archives

Links




© 2006 Juventude Social Democrata Caldas das Taipas |