JSD Mulher Caldas das Taipas
0 Comments Published by Juventude Social Democrata Caldas das Taipas on terça-feira, 9 de janeiro de 2007 at 15:29.Este projecto da Juventude Social Democrata de Caldas das Taipas pretende ser um apoio à participação das jovens mulheres no movimento associativo, bem como a representação equilibrada dos dois sexos nos seus órgãos de decisão, visando incentivar a participação cívica e política das jovens mulheres, fomentar o seu envolvimento na vida pública, apoiar as jovens que desejam aceder a postos de responsabilidade e contribuir para o aumento da proporção de mulheres activas na política, nas associações juvenis e nas organizações não governamentais.
Introdução:
As juventudes partidárias são, por assim dizer, um dos primeiros laboratórios de aprendizagem democrática e de cidadania activa, no entanto, verifica-se, também aqui, um défice de participação das raparigas nas posições e postos de tomada de decisão.
As juventudes partidárias são espaços privilegiados de participação e representação da juventude. Norteiam-se pela participação voluntária de jovens num ambiente de educação não formal, com intervenções variadas, ao nível social, ambiental, cultural, etc., que permitem à juventude desenvolver competências transversais com base numa aprendizagem democrática e de cidadania activa.
O projecto tem várias componentes, nomeadamente:
O Programa da JSD Mulher Caldas das Taipas visa, o desenvolvimento de Competências para a Intervenção; a Participação em seminários e encontros com o intuito de promover a sensibilização acerca da igualdade entre Mulheres e Homens; a Participação em Fóruns de discussão online; a Participação em actividades paralelas -visitas a órgãos de poder político e instituições da sociedade civil organizada; e a experienciação da intervenção para a mudança através do desenvolvimento e implementação de projectos na área da juventude e da igualdade entre mulheres e homens.
O sucesso desta iniciativa traduz-se na capacitação da juventude por forma a esta se tornar numa voz legítima na sociedade, com uma participação significativa, isto é, capaz de influenciar a política local, nacional a partir das suas necessidades efectivas e não das concepções que os/as adultos/as têm das mesmas.
O objectivo é assim, inspirar a juventude a acreditar na sua própria capacidade para influenciar a mudança social e motivá-la a alcançar o seu máximo potencial enquanto cidadãs activas de uma sociedade.No entanto, os grupos formais de jovens tendem a reproduzir a situação de sub-representação das raparigas nos projectos e nas actividades que desenvolvem.
A introdução da dimensão e da perspectiva da igualdade entre raparigas e rapazes é, assim, uma tarefa importante num contexto de educação não formal e de aprendizagem cívica.
A JSD Caldas das Taipas entende necessário que o trabalho na área da juventude seja parcialmente dirigido às mulheres de forma a tornar possível a participação pública igualitária.
Com a criação da JSD Mulher das Caldas das Taipas as raparigas vão ser incentivadas a assumir posições de liderança.A criação de este grupo de trabalho e de discussão de raparigas permite a criação de contextos protegidos de diálogo, debate e reflexão acerca dos seus problemas específicos. Uma das grandes vantagens deste grupo são o facto de se enquadrarem num ambiente privilegiado onde as raparigas podem desenvolver competências de argumentação e confiança em si próprias para, por exemplo, efectuarem apresentações públicas, apresentarem moções, petições e propostas de trabalho.
Este projecto tem de ser capaz de provar que as mulheres merecem um papel mais activo na política e na sociedade, na construção de um futuro melhor e mais igual para todos. As mulheres jovens têm de acreditar na importância do seu sucesso pessoal, assumindo responsabilidades de forma confiante e que sintam que as suas soluções e propostas de trabalho são válidas e não receiam ser o alvo das atenções.Se repararmos bem, a base da nossa sociedade é regida por uma normalização maioritariamente masculina sendo preciso procurar inicialmente identificar a origem de toda a negação feminina da vida partidária e associativa.
Esta iniciativa tem de ser o motor, o ponto de partida que vai contagiar todo o concelho de Guimarães.
A JSD Mulher será apresentada ao publico na proxima semana sendo as ressponsáveis: Diana Magalhães, Patricia Silvério, Maria de Fátima, Jordana e Adriana Coutinho.
Para saber como participar, informações e primeiras iniciativas jsdmulhertaipas@hotmail.com
Comissão Politica da Juventude Social Democrata de Caldas das Taipas
0 Responses to “JSD Mulher Caldas das Taipas”