Sida a trágica realidade mundial
0 Comments Published by Juventude Social Democrata Caldas das Taipas on terça-feira, 9 de janeiro de 2007 at 15:22.1 de Dezembro, dia mundial da luta contra a SIDA
As Nações Unidas estimam que cerca de 5.3 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus (VIH) durante o ano de 2000, sendo que 3.8 milhões de entre estes, habitam na África.
No mundo inteiro, cerca de 36 milhões de pessoas vivem actualmente com VIH/SIDA e 95% destas, vivem em países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento.
No mesmo lapso de tempo, quase 3 milhões de pessoas morreram de SIDA e este número irá, naturalmente, aumentar à medida que aqueles que foram infectados com HIV comecem a desenvolver a doença.
A inexplicável situação em Portugal:
Segundo a Comissão Nacional de Luta contra a SIDA, Portugal tem 17 mil casos notificados, embora se calcule que existam entre 29 a 43 mil seropositivos no nosso país.
Portugal é, claramente, o País da União Europeia com as mais altas taxas de incidência e de crescimento da doença, sendo apenas ultrapassado pela Ucrânia em todo o espaço europeu.
Portugal foi, mesmo, o único país europeu que, entre 1992 e 1999, registou um acréscimo da taxa de incidência da doença.
O nosso País é, igualmente, recordista ao nível da propagação da doença nas próprias cadeias, onde mais de 40 % das mortes nelas ocorridas têm como causa a SIDA;
As propostas para a viragem:
A Juventude Social Democrata de Caldas das Taipas é da opinião que o Governo deverá lançar um Programa de Emergência, de preferência, na imediata dependência do Primeiro-Ministro, que passe, nomeadamente, por:
Lançamento uma Campanha Nacional de Prevenção de largo alcance e de forte eficácia, com uma vertente dirigida aos grupos de risco e uma outra à população (nomeadamente jovem) em geral;
Introdução nos curricula escolares do ensino básico e do ensino secundário de disciplinas e matérias específicas, nomeadamente, de “educação sexual”, de “educação para a saúde”, e de “prevenção das toxicodependências”;
Adopção de medidas concretas junto de grupos de risco, concretamente, junto dos toxicodependentes, alargamento do programa de troca de seringas, melhoria das condições endovenosa e criação de centros de abrigo públicos e de uma rede nacional de equipas de rua.
Comissão Politica da Juventude Social Democrata de Caldas das Taipas
0 Responses to “Sida a trágica realidade mundial”