Portugal é novamente um país de emigrantes!
0 Comments Published by Juventude Social Democrata Caldas das Taipas on terça-feira, 9 de janeiro de 2007 at 15:20.Portugal registou nos últimos três anos uma diminuição no número de entradas de imigrantes e um aumento das saídas de portugueses para países europeus, revelou o relatório da OCDE.
Nos anos 90 entraram mais imigrantes em Portugal, mas nos últimos três anos assistiu-se a uma redução das entradas e a um aumento das saídas dos portugueses para o estrangeiro, nomeadamente para a Europa, a livre circulação de pessoas na União Europeia, uma maior oportunidade de emprego e as dificuldades económicas são factores que contribuíram para o aumento da emigração de portugueses.
Os dados oficiais apontam que em 2001 saíram de Portugal 20 mil portugueses, enquanto em 2003 emigraram 27 mil, números que são apenas indicativos e não reflectem a realidade. Anualmente saem de Portugal entre 50 a 60 mil portugueses.
A ausência de dados reais sobre as saídas também se explica pelo facto de a maioria emigrar temporariamente.
Os portugueses que emigram são maioritariamente homens residentes na zona Norte com baixa qualificação.
O relatório apresentado revela que a entrada de portugueses na Suíça quase quadruplicou entre 2001 e 2004, tendo sido o país da OCDE que mais emigrantes receberam de Portugal.
De acordo com o documento, 13.600 portugueses emigraram para a Suíça em 2004. O mesmo estudo indica igualmente que o Luxemburgo é outro dos países da OCDE que mais tem recebido portugueses.
Sobre o número de entradas de imigrantes, foi a partir de 2003 que se registou uma diminuição, estimando-se que actualmente vivam em Portugal cerca de 420 mil imigrantes.Segundo o relatório da OCDE, Portugal está a receber desde 2001 mais imigrantes mulheres do que homens, os estrangeiros representam 4,5 % da população total portuguesa e 6,5 da população activa.
No concelho de Guimarães regista-se umas das mais elevadas taxas de desemprego do nosso país com cerca de 12.000 desempregados.
Comissão Politica da Juventude Social Democrata de Caldas das Taipas
0 Responses to “Portugal é novamente um país de emigrantes!”