Juventude Social Democrata Caldas das Taipas


Revitalização do Comércio Tradicional


Este projecto foi elaborado e apresentado pela JSD Taipas á Associação Comercial e Industrial das Caldas das Taipas no dia 9 de Dezembro

Reestruturação do Comércio Tradicional (A Crise do Comércio)

A recuperação do comércio tradicional não pode ser encarara com fatalismo, a estratégia passa antes de mais, por uma operação de “marketing” e uma mensagem de optimismo. As lágrimas carpideiras e os inflamados e trágicos queixumes não ajudam a atrair clientes. A estratégia de “marketing” exige que o comércio de rua se assuma como um forte concorrente aos centros comercias, uma alternativa atraente aos shopings.

As lojas não podem fechar á hora de almoço e devem permanecer abertas até mais tarde, por exemplo até as 21h, num dia fixo da semana.Este dia semanal deveria coincidir com iniciativas culturais que mantivessem o cliente na vila e deveria ser por isso, harmonizado com um cartaz cultural, que tem de ser apoiado e estimulado, bem como a recuperação do auditório dos bombeiros para poder albergar de novo iniciativas culturais com sessões de cinema por exemplo.
A par disso, é fundamental rever toda uma politica de animação.Hoje os centros onde existe forte comércio tradicional tem menos condimentos atractivos que qualquer shoping de media categoria, em parte porque a Câmara Municipal continua a não dar aos centros das vilas muitos dos eventos de animação que em alguns dos casos foram incompreensivelmente, desviados para outras zonas do concelho que, por si só, já detêm capacidade autónoma de atracção.
Potencializando o comércio vai automaticamente embelezar, animar a nossa vila criando um ambiente único que naturalmente atrairá pessoas de diversas zonas, bem como, turistas.Há que tomar medidas enérgicas contra o comércio ambulante, estacionamento selvagem e as cargas e descargas em horário de expediente comercial.

A implementação destas medidas passa pela prevenção, e pode passar pela criação de uma figura com competências semelhantes as dos antigos guardas-nocturnos, que actuem como elemento dissuasor nas nossas ruas, aumentado a segurança dos cidadãos e comerciantes.
Tem de ser adoptados códigos de boa conduta, formando os seus funcionários para melhorar o atendimento, harmonizando os períodos de saldos e promoções, oferecendo serviços diferenciados como as entregas ao domicilio, ir ao encontro dos novos padrões de exigência do consumo é a única via segura para a recuperação destes centros fortes em comércio tradicional como é o caso da nossa vila.

Comissão Politica da Juventude Social Democrata de Caldas das Taipas

0 Responses to “Revitalização do Comércio Tradicional”

Enviar um comentário


Web This Blog

Latest

Archives

Links




© 2006 Juventude Social Democrata Caldas das Taipas |