Juventude Social Democrata Caldas das Taipas


JSD sensibiliza jovens para a problemática da Sida

Durante o dia 2 de Dezembro, a Juventude Social Democrata de Guimarães esteve com os alunos do ensino secundário, numa acção de sensibilização para a Sida e para as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).Nas Caldas das Taipas a iniciativa decorreu as 16h30.

Tendo como ponto de partida o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, celebrado na segunda feira (1 de Dezembro), os jovens laranja associaram-se à Associação ABRAÇO para atacarem a propagação da Sida. Através da distribuição de panfletos informativos, elaborados exclusivamente para as faixas etárias escolares pelos técnicos da Abraço, de preservativos e de réguas escolares com uma mensagem de apelo ao teste do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), a campanha de sensibilização pretendeu alertar para a prevenção como o único meio de travar a propagação de uma doença mortal e sem cura.

Nesta campanha, procurou dar-se resposta a perguntas como “O que é a Sida?”, “Como se contrai o vírus da Sida?” e “Como não se contrai o vírus da Sida?”.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é o conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (in http://www.wikipedia.org/). Segundo o Relatório Anual da ONUAIDS, a agência da Organização das Nações Unidas, Portugal pertence ao grupo dos países que possui uma cobertura terapêutica (anti-retroviral) superior a 75% (para adultos e crianças) e uma taxa de prevalência na população entre os 15 e os 49 anos de idade do VIH/SIDA na ordem dos 0,5%, dentro dos números partilhados por todos os países da Europa. No entanto, é consensual entre os especialistas que o combate ao VIH/SIDA faz-se precisamente a partir da prevenção, o que sublinha a importância deste tipo de iniciativas.

1 Responses to “JSD sensibiliza jovens para a problemática da Sida”

  1. # Blogger malhavacas

    Comunica-se a todos os Taipenses e demais interessados que este ano Deus vai descer as Taipas mais cedo.

    Graças a rezas, bruxarias, subornos e oferendas religiosas, conseguimos trazer o Rei da Musica Alternativa Popular ao mais famoso local de diversão nocturna da nossa histórica Vila.

    LEONEL NUNES vai estar LIFEGUARD DIA 19 de Dezembro

    Consultem o Blogue Oficial do evento e transmitem a mensagem! Vamos celebrar o Natal e o Ano Novo antes dos outros... Só porque podemos...

    http://vemaiorei.blogspot.com/

    Venham e tragam os Garrafões!!!  

Enviar um comentário


Web This Blog

Latest

Archives

Links




© 2006 Juventude Social Democrata Caldas das Taipas |