Juventude Social Democrata Caldas das Taipas


Abandono? tirem as vossas conclusões!

Como podem verificar pela foto, não restam dúvidas, a Estação Castreja de Castro Sabroso (Monumento Nacional) na freguesia de S. Lourenço, está muito mal tratada, é completamente impossível entrar no local, agora imaginem um turista a deparar-se com este cenário.
Alem de estar completamente coberto por vegetação, imaginem que agora até dizem que protege o local da erosão, um absurdo, o turista quer ver o Monumento não a vegetação, agora também com a novidade de lixo de obras que se vai amontoando no local. Alguém terá de ser responsabilizado pelo estado em que se encontra este património.

Comissão Politica da Juventude Social Democrata de Caldas das Taipas

3 Responses to “Abandono? tirem as vossas conclusões!”

  1. # Blogger SMS

    Já tirámos as nossas.

    De facto, o que mostram na fotografia é um triste sinal de abandono. Abandono de lixo na via pública. Sinal de falta de civilidade, infelizmente frequente.

    Também concluímos que, se calhar, deveriam gastar um pouco mais de tempo a estudar e a preparar o trabalho de casa. O que nos mostram na fotografia não é o Castro de Sabroso, mas apenas um local junto à estrada onde está uma placa de sinalização que indica o caminho para o Castro. Que fica bem mais acima, longe da estrada.  

  2. # Blogger SMS

    Apenas mais duas notas:

    1. O Castro de Sabroso, como tantas outras, não é uma estação arqueológica visitável e só o terá quando forem criadas condições adequadas, à imagem do que sucede com a Citânia de Briteiros.

    2. A Sociedade Martins Sarmento assume as suas responsabilidades, como sempre fez, mas não recebe lições de como proteger património arqueológico de quem não tenha competência técnica nem científica para as dar.

    3. Estaremos à disposição para os esclarecer sobre a real situação do Castro de Sabroso e de tudo o que tem sido feito para o requalificar, caso estejam interessados.  

  3. # Blogger Artista

    Sou tecnico superior de turismo e vivo a 5 minutos do castro de sabroso da aldeia vizinha de Longos. Sempre fui defensor do passado Celta do Minho ao invés do que lisboa ensina (Que Portugal era povoado pelos lusitanos.. A Gallaecia, asturias ate ao douro e talvez mondego, era CELTA e, curiosamente foi esta regiao que deu origem a Portugal... Incomprensivel o poder central ensinar as crianças que em Portugal haviam Lusitanos..) pelo que frequentemente visito os castros e citanias mais pertos tanto por prazer como para obter alguma inspiração... O estado DEPLORAVEL em que se encontra o castro de Sabroso é uma vergonha para o municipio de Guimaraes.. Alias, casos destes sao frequentes nestas aldeias fronteiriças a Braga que veem o seu patrimonio abandonado por Guimaraes... Este facto deu inicio até a um movimento chamado de Taipas a Concelho para que o povo se ocupe do seu patrimonio e deveres ja que o poder actual so quer saber do centro historico e da populaçao urbana.

    Relevante tambem a falta de civismo incomensuravel das pessoas que vivem nas nossas aldeias. A freguesia de S.Lourenço está soterrada de lixo em tudo o que é canto. O analfabetismo e ignorancia da maioria das pessoas que vivem na semi-ruralidade Vimaranense mete dó à mais jovem criança do ensino peparatório..

    Tambem nao surprende que desleixes destes aconteçam quando a camara municipal demora meses a vir buscar os entulhos domesticos que se comprometeram tratar e a inexistente fiscalizaçao do rodenamento rural existente..

    A unica preocupaçao fiscal de guimaraes é visitar as obras sem licenciamento e marcar operaçoes STOP de envergaduras ridiculamente grandes nas pequenas vilas e aldeias deixando tudo e todos estupefactos...

    Nao tenho partido nenhum mas, se houvesse um que EDUCASSE as pessoas a preservar o seu patrimonio e a dar lhe valor, seria concerteza interessante deitar uma vista de olhos aos outros propositos... Temos qu nos convencer que apesar da camara nao fazer puto, as populaçoes sao as grandes responsaveis do estado de degradaçao do seu patrimonio..

    Cito explicitamente os casos de fogueiras e raves do castro de sabroso onde jovens "ganzados" aproveitam para andar de mota e atirar o lixo e, recentemente emais escandaloso, na vila das Taipas, usarem a Ponte Romana como suporte para uma sessão de fogo de artificio brutal... Se a ponte da nacional vibrava, nem quero imaginar os danos e anos de vida que esta lamentavel exibiçao (realizada pela junta!!!) retirou ao icone maior das caldas das taipas!

    Haja bom senso!  

Enviar um comentário


Web This Blog

Latest

Archives

Links




© 2006 Juventude Social Democrata Caldas das Taipas |